4651 - Gestão de stress e gestão de conflitos

Objetivos:

  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
  • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
  • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
  • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
  • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Conteúdos:

Gestão de stress

  • Stress -conceito e modelo explicativo
  • Causas e fatores primários de stress no trabalho
  • Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress
  • Avaliação individual do grau de stress
  • Fases do stress
  • Formas individuais de lidar com o stress
  • Fatores de risco
  • Procrastinação
  • Tomada de decisões
  • Estilo de vida
  • Como implementar a mudança
  • Análise da situação
  • Gestão do tempo
  • Assertividade
  • Técnicas de relaxamento e meditação

Gestão de conflitos

  • Relações interpessoais e o conflito
  • Diferentes tipos de conflitos
  • Fontes e rastilhos de conflito
  • Conflito enquanto processo
  • Estilos pessoais de gestão de conflitos
  • Conflito como oportunidade
  • Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros.
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